O modo poético tem como base os ideais modernistas de representação da realidade através da fragmentação. Ou seja, não há preocupação com montagem linear, localização no tempo e espaço ou apresentação aprofundada de atores sociais (Nichols 2005).
O modo expositivo é um dos mais difundidos e o que o público mais conhece devido ao uso constante de seus elementos em noticiários de TV. A principal característica é a narração em voz “off” e as imagens estão limitadas a cobrir o que está sendo narrado.
No modo observativo, o cineasta busca registrar os acontecimentos sem interferir no seu processo. É comum não utilizar legendas e narrador para que o espectador observe o que foi registrado e tire suas próprias conclusões.
O modo participativo provoca a interação entre o entrevistador (cineasta) e o entrevistado. Assim fica fácil entender qual é o ponto de vista do cineasta. É baseado em entrevistas variadas.
O modo reflexivo prioriza o questionamento das formas estéticas do documentário. O cinema reflexivo não tem como preocupação “o mundo representado, mas o próprio processo de representação” (Da-Rin, 2004: 170).
O modo performático também levanta questões sobre o que é conhecimento, porém, a subjetividade tem peso maior do que a construção de argumento lógico e linear. O documentário torna-se muitas vezes autobiográfico e paradoxal, pois existe a combinação do real com o imaginário de acordo com a complexidade emocional do cineasta (Peres, 2007).
Essa divisão serve para perceber as diferentes formas de construção do documentário, mas não são excludentes: elas podem aparecer no mesmo filme de acordo como estilo do cineasta. O que é mais importante dessa divisão é ter a sensibilidade de saber escolher onde aplicar cada forma dependendo da circunstância ou do que se quer mostrar.
fonte:http://www.fsma.edu.br
Essa divisão serve para perceber as diferentes formas de construção do documentário, mas não são excludentes: elas podem aparecer no mesmo filme de acordo como estilo do cineasta. O que é mais importante dessa divisão é ter a sensibilidade de saber escolher onde aplicar cada forma dependendo da circunstância ou do que se quer mostrar.
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